top of page
Image by Toa Heftiba

A terapia tem soluções para a desregulação emocional

          Você já sentiu que suas emoções estão fora de controle ou, talvez, esteja passando por isso agora? É difícil se sentir assim, não é? A desregulação emocional é um desafio comum. Embora todos nós passemos por momentos de alta intensidade emocional, quando isso se torna frequente e difícil de gerenciar, pode sinalizar problemas maiores. Vamos entender melhor isso?

A função positiva das emoções

          Emoções são essenciais para nossa sobrevivência e bem-estar. Elas dão tom e cor à vida. Sem elas não saberíamos diferenciar o que nos é benéfico do que nos é danoso, não estabeleceríamos relações com outras pessoas, nem nos moveríamos para buscar aquilo que faz nosso coração pulsar.

       Até mesmo aquelas emoções que são difíceis de sentir exercem importantes funções em nossa vida: o medo pode proteger, a raiva pode dar energia para a mudança, a tristeza sinaliza que algo não vai bem e pode nos levar à reinvenção, o estresse nos deixa mais atentos para os desafios, a saudade nos fala de momentos significativos que já vivemos.
         

Quando as emoções se tornam um problema

           A desregulação emocional ocorre quando temos dificuldade em gerenciar nossas respostas emocionais. Isso pode levar a reações exageradas, impulsivas e inadequadas. Desse  modo, as emoções perdem a função de proteger nossa integridade e orientar nossa vida e passam a ser fontes de sofrimento. As causas podem ser variadas, incluindo traumas, estresse crônico, desequilíbrios químicos no cérebro e transtornos mentais como Transtorno de Personalidade Borderline (TPB), Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e Transtornos de Ansiedade.

Se para você está difícil lidar com as emoções, talvez se identifique facilmente com as seguintes palavras:

"Parece que estou em uma montanha-russa de emoções. Acontecimentos aparentemente pequenos mexem muito comigo. Frequentemente experimento raiva, ansiedade ou uma grande tristeza. Tenho reagido de formas que me arrependo, mas quando me dou conta já é tarde demais. Meu trabalho e meus relacionamentos estão sendo prejudicados. Além de todas as emoções que surgem, existe ainda lá no fundo a culpa pelas coisas não estarem saindo como eu gostaria. Às vezes posso parecer exagerado ou dramático, mas não é isso, são as intensas emoções que me atrapalham."

          Experimentar emoções dessa maneira parece ser uma gaiola sem saída. Porém, se você chegou até aqui é porque existe uma parte sua que acredita que é possível sair dessa, encontrar equilíbrio emocional e voar de forma estável. A boa notícia é que sim, existem saídas! O estudo das emoções, do comportamento e do cérebro humano, junto ao nosso auxílio profissional, podem estar ao seu lado nessa jornada.

Rompendo as gaiolas e desenvolvendo asas:
Como a terapia pode ajudar?

         Na terapia online você encontrará um ambiente que oferece amparo, acolhimento e compreensão. Com nosso auxilio profissional será possível sentir-se livre para expressar as intimidades de sua existência sem ser julgado. Juntos compreenderemos os padrões de pensamentos, comportamentos e relacionamentos que precisam ser mudados para atingir seu bem-estar psicológico. Diagnosticar se os sintomas que você apresenta são parte de um transtorno mental ou não, é um aspecto importante para nortear o tratamento apropriado. A partir dessa compreensão, desenvolveremos formas de lidar com os desafios emocionais e criaremos estratégias - baseadas em evidências científicas e na sua individualidade - para promover seus movimentos de vida e sua saúde mental.


         Embora cada tratamento seja único e necessite adaptar-se à individualidade e às necessidades do paciente, existem métodos com eficácia cientificamente comprovada para tratar a desregulação emocional:
 

  • Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) - Por vezes, aquilo que gera ou mantém uma emoção disfuncional está na forma como pensamos ou na maneira que nos comportamos. A TCC vai ajudar você a identificar e modificar pensamentos e comportamentos prejudiciais, substituindo-os por padrões mais saudáveis e realistas.

​​

  • Mindfulness - Ensina você a viver de maneira mais consciente, estando em contato com o momento presente e com as próprias emoções, incluindo aquelas emoções difíceis de sentir. Com mindfulness, o paciente aprende a acolher suas emoções, sentindo-as com maior tranquilidade, sem julgamentos e sem desespero.
     

  • Psicoeducação - Ensina sobre a natureza das emoções, como elas funcionam e como podem ser gerenciadas de forma eficaz.
     

  • Desenvolvimento de compromisso com objetivos e valores de vida - Não conseguir lidar de forma saudável com as emoções pode levar você a se afastar de experiências alinhadas a seus objetivos e valores de vida. O desenvolvimento de compromisso com objetivos e valores o ajudará a manter-se na direção certa, aceitando e sabendo lidar melhor com suas emoções.
     

  • Técnicas de Relaxamento e Respiração - Técnicas como respiração diafragmática, relaxamento muscular progressivo e meditação ajudam a diminuir a tensão gerada por emoções intensas e a regular o funcionamento emocional.
     

  • Autocompaixão - Ensina o paciente a cuidar de si mesmo, a tratar-se de maneira amorosa, respeitosa, cuidadosa e gentil, principalmente nos momentos difíceis.

​
 

         Se você sente que é hora de mudar, que é hora de se libertar e alçar seus voos, considere a terapia online como uma aliada nessa transformação. Dê a si mesmo a chance de descobrir a potência que existe dentro de você, a estabilidade de seus voos, a coragem e a beleza do bater de suas asas.

Vamos agendar uma sessão?

​

Estamos aqui para apoiá-lo(a) em cada passo do seu processo terapêutico.

Conselho de passarinho:

Voar é a única opção para quem perdeu o chão.

- Z. Magiezi

© 2021 por Maicon Zimmermann -  CRP 15/5379.

bottom of page