top of page

A terapia oferece soluções para a pessoa estressada
O estresse é uma reação natural do nosso organismo e exerce uma função importante em nossas vidas. Com a elevação dos níveis dos hormônios do estresse (cortisol, adrenalina, noradrenalina), o corpo fica preparado para lidar com dificuldades. O estresse pode melhorar o estado de alerta, foco, concentração e, inclusive, aumentar a motivação. Quando ele é vivenciado de forma pontual, pode ser um grande aliado para nos livrar de enrascadas, lidar com urgências e solucionar problemas.
Não há problema em se estressar pontualmente, o problema mesmo é viver estressado. O estresse saudável tende a ser passageiro, assim como uma visita que chega, se instala por pouco tempo, troca experiências conosco e vai embora.
Quando os níveis de estresse são elevados e experimentados de maneira crônica, tornam-se um grande vilão para nossa saúde física e mental. Estresse crônico é um dos principais fatores de risco para o desenvolvimento de transtornos mentais como depressão, síndrome de burnout, transtorno de estresse pós-traumático e transtorno de ansiedade generalizada.

Se você anda muito estressado, talvez se identifique facilmente com as seguintes palavras:
"Me sinto constantemente sobrecarregado e exausto. As demandas do dia a dia parecem impossíveis de serem gerenciadas e minha paciência está sempre no limite. Tenho machucado pessoas ao descontar minha irritação. Por vezes, guardo tudo para mim e parece que vou implodir. Meu corpo está tenso, sinto dores de cabeça frequentes e problemas digestivos. A sensação é de estar sempre correndo contra o tempo, assim fica difícil relaxar. Pensamentos negativos invadem minha mente, me dizendo que não vou conseguir dar conta e que nunca é suficiente. Quando não consigo cumprir todas as tarefas, sinto uma culpa esmagadora."
É... o estresse pode ser devastador e talvez traga consigo a sensação de ser gaiola sem saída. Porém, se você chegou até aqui é porque existe uma parte sua que acredita que é possível sair dessa e voar. A notícia que quero dar à essa parte sua é que: sim, existem saídas! O estudo do cérebro, dos pensamentos, do comportamento e das emoções humanas e nosso auxílio profissional podem estar ao seu lado nessa jornada.

Rompendo as gaiolas e desenvolvendo asas:
Como a terapia pode ajudar?
Na terapia você encontrará um ambiente que oferece amparo, acolhimento e compreensão. Com nosso auxilio profissional será possível sentir-se livre para expressar as intimidades de sua existência sem ser julgado. Juntos compreenderemos os padrões de pensamentos, comportamentos e relacionamentos que precisam ser mudados para atingir seu bem-estar psicológico. Diagnosticar se os sintomas que você apresenta são parte de um transtorno mental ou não, é um aspecto importante para nortear o tratamento apropriado. A partir dessa compreensão, desenvolveremos formas de lidar com os desafios emocionais e criaremos estratégias - baseadas em evidências científicas e na sua individualidade - para promover seus movimentos de vida e sua saúde mental.
Embora cada tratamento seja único e necessite adaptar-se à individualidade e às necessidades do paciente, existem métodos com eficácia cientificamente comprovada para tratar os males do estresse. A utilização desses métodos é essencial para que haja evoluções significativas na saúde mental do paciente. Dentre os métodos utilizados os principais são:
-
Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) - Ajuda o paciente a identificar e modificar padrões de pensamentos e comportamentos prejudiciais que contribuem para a elevação do estresse. O objetivo é, juntamente com o paciente, desenvolver formas mais saudáveis de pensar e se comportar.
​
-
Técnicas de Relaxamento e Gestão do Estresse - Técnicas como respiração diafragmática, relaxamento muscular progressivo, meditação e auto-hipnose são grandes aliadas na redução da tensão física e mental.
-
Mindfulness - Ensina o paciente a viver de maneira mais consciente, estando em contato com o momento presente, com as experiências agradáveis e - de maneira mais saudável e funcional - com as próprias emoções.
-
Construção de hábitos que diminuem o estresse - Alguns hábitos saudáveis são essenciais para regulação dos hormônios do estresse. Dentre eles, destacam-se dormir bem, praticar atividade física regular e cultivar momentos de lazer.
-
Planejamento e Organização - Ajudar o paciente a desenvolver habilidades de gestão do tempo e priorização de tarefas pode reduzir significativamente os níveis de estresse.
-
Desenvolvimento da autocompaixão - Pessoas sob estresse podem ser muito auto-exigentes e autocríticas. Desenvolver a autocompaixão ajuda a "pegar" mais leve consigo mesmo, a cuidar de si, tratando-se bem, principalmente nos momentos mais estressantes e difíceis.
​
Se você sente que é hora de mudar, que é hora de se libertar e alçar seus voos, considere a terapia como uma aliada nessa transformação. Dê a si mesmo a chance de descobrir a potência que existe dentro de você, a estabilidade de seus voos, a coragem e a beleza do bater de suas asas.
Entre em contato
​
Estamos aqui para apoiá-lo(a) em cada passo do seu processo terapêutico.
Conselho de passarinho:
Voar é a única opção para quem perdeu o chão.
- Z. Magiezi
bottom of page