top of page
Image by Toa Heftiba

A terapia oferece soluções para a pessoa triste

          Acredito que você já tenha se sentido triste ou, talvez, esteja se sentindo triste agora (e como é difícil se sentir assim). A tristeza é uma emoção natural para os seres humanos e - por mais estranho que pareça - também tem funções saudáveis em nossa vida. No entanto, quando a tristeza é persistente, recorrente e profunda, provavelmente está sinalizando problemas maiores. Vamos entender melhor isso?

A função positiva da tristeza em nossa vida

          Em situações difíceis, a tristeza nos leva ao contato com nós mesmos, instiga-nos a refletir e a elaborar novas perspectivas de vida. É ela que pode nos mostrar o que não está bem e nos conduzir a mudanças importantes. Além disso, a tristeza mostra aos nossos pares que existe algo errado conosco e assim os sensibiliza a oferecer ajuda. A tristeza saudável tende a ser passageira, assim como uma visita que chega, se instala por pouco tempo, troca experiências conosco e vai embora.

Quando a tristeza se torna um problema

           Quando a tristeza é persistente, insistente e profunda, pode acabar perdendo a função positiva e acabar prejudicando o funcionamento saudável de diversas áreas da nossa vida como trabalho, relacionamentos, finanças, saúde física, equilíbrio emocional, estudos e etc.

         Ela pode não vir só, trazendo consigo dificuldades como: desmotivação, falta de esperança, medo, falta de energia, sentimentos de culpa, irritabilidade, alterações no sono, alterações no apetite, dificuldade de concentração, dificuldade de tomar decisões, queda de autoestima, dentre outras.

         Além disso, pode sinalizar um quadro de adoecimento mental como Depressão, Síndrome de Burnout, Luto Complicado e Transtorno Bipolar.

Se você anda muito triste, talvez se identifique facilmente com as seguintes palavras:

"Os dias parecem sempre os mesmos, aqui ou ali a tristeza surge deixando tudo sem cor. O que antes tinha cor calor e vida, hoje está cinzento, frio e perdido. Algo aconteceu, é difícil levantar, o ânimo para se mover foi embora. Os pensamentos negativos impedem de reconhecer meu próprio valor - eles dizem que não vou conseguir, que não sou nada, que é melhor eu nem tentar, que é melhor eu nem me mover porque não vai valer a pena. E se não me movo, é a culpa que entra em cena. As pessoas dizem que não tenho motivos para estar triste. Sinto vergonha e guardo essa tristeza só para mim."

          É... a tristeza pode parecer desoladora e talvez traga consigo a sensação de ser gaiola sem saída. Porém, se você chegou até aqui é porque existe uma parte sua que acredita que é possível sair dessa e voar. A notícia que quero dar à essa parte sua é que: sim, existem saídas! O estudo do cérebro, dos pensamentos, do comportamento e das emoções humanas e nosso auxílio profissional podem estar ao seu lado nessa jornada.
 

Rompendo as gaiolas e desenvolvendo asas:
Como a terapia pode ajudar?

         Na terapia você encontrará um ambiente que oferece amparo, acolhimento e compreensão. Com nosso auxilio profissional será possível sentir-se livre para expressar as intimidades de sua existência sem ser julgado. Juntos compreenderemos os padrões de pensamentos, comportamentos e relacionamentos que precisam ser mudados para atingir seu bem-estar psicológico. Diagnosticar se os sintomas que você apresenta são parte de um transtorno mental ou não, é um aspecto importante para nortear o tratamento apropriado. A partir dessa compreensão, desenvolveremos formas de lidar com os desafios emocionais e criaremos estratégias - baseadas em evidências científicas e na sua individualidade - para promover seus movimentos de vida e sua saúde mental.


         Embora cada tratamento seja único e necessite adaptar-se à individualidade e às necessidades do paciente, existem métodos com eficácia cientificamente comprovada para tratar a tristeza profunda. A utilização desses métodos é essencial para que haja evoluções significativas na saúde mental do paciente. Dentre os métodos utilizados os principais são:
 

  • Ativação Comportamental - Auxilia o paciente a reconstruir motivação, a autoestima, o senso de capacidade e a sentir prazer novamente, através do planejamento de atividades e do contato com experiências recompensadoras.

  • Resolução de problemas - Durante as sessões é possível refletir, criar metas, esquemas, motivação e encorajamento para resolução de problemas que podem estar entristecendo a vida do paciente.
           

  • Mindfulness - Ensina o paciente a viver de maneira mais consciente, estando em contato com o momento presente, com as experiências agradáveis e - de maneira mais saudável e funcional - com as próprias emoções.
     

  • Reestruturação Cognitiva - Os pensamentos exercem forte influencia sobre a maneira como nos sentimos e nos comportamos. A Reestruturação Cognitiva envolve identificar maneiras distorcidas e danosas de pensar, desafiar esses pensamentos e substitui-los por maneiras mais saudáveis e realistas de pensar.
     

  • Autocompaixão - Ensina o paciente a cuidar de si mesmo, a tratar-se de maneira amorosa, respeitosa, cuidadosa e gentil, principalmente nos momentos difíceis.


 

         Se você sente que é hora de mudar, que é hora de se libertar e alçar seus voos, considere a terapia como uma aliada nessa transformação. Dê a si mesmo a chance de descobrir a potência que existe dentro de você, a estabilidade de seus voos, a coragem e a beleza do bater de suas asas.

Entre em contato

Estamos aqui para apoiá-lo(a) em cada passo do seu processo terapêutico.

Conselho de passarinho:

Voar é a única opção para quem perdeu o chão.

- Z. Magiezi

© 2021 por Maicon Zimmermann -  CRP 15/5379.

bottom of page